» Dicas e Curiosidades

Granitos e Mármores são utilizados por quem gosta de praticidade, durabilidade e beleza em seus ambientes, oferecemos algumas dicas para cuidar bem do seu material:

Nunca use para limpeza, materiais ácidos, alvejantes ou produtos químicos podendo causar danos irreversíveis nas pedras.

Em ambientes com movimento intenso de pessoas, o piso poderá perder o brilho natural, recomenda-se a presença de um profissional para fazer um novo polimento.

Deve-se tomar muito cuidado com produtos gordurosos ou mesmo óleos e graxas, pois deixam marcas e muitas das vezes irreversíveis, devido a porosidade da pedra.

Hoje em dia existem no mercado vários produtos a base de água que fazem uma melhor impermeabilização e conservação das pedras.

Procure sempre a orientação de um profissional, tanto para adquirir quanto para a instalação das pedras, pois um bom trabalho lhe dará resultados satisfatórios e duráveis.

» Marmore ou Granito, Afinal qual a melhor opção?

O Que São Mármores e Granitos?

Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. O tamanho e a disposição deles (aspecto) dependem de sua formação.

O termo rochas ornamentais é um nome comercial para designar as rochas passíveis de polimento, sendo assim, granitos são todas as rochas não carbonáticas e mármores são as carbonáticas. Os outros materiais como: ardósia, pedra mineira e pedra miracema são conhecidos simplesmente por pedras.

Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita. Já os granitos são rochas ígneas constituídas principalmente por minerais de quartzo, feldspato e mica.

Os minerais de calcita são facilmente atacados por soluções ácidas, além de serem mais frágeis e de dureza menor do que os minerais constituintes dos granitos. O quartzo e o feldspato são aproximadamente duas vezes mais "duro" (resistência relativa ao risco) do que a calcita.

Como se Formam e Como Ocorrem na Natureza

O mármore é formado pela transformação de uma rocha sedimentar pré existente. Essa transformação, o metamorfismo, é o resultado de uma mudança no ambiente de deposição do calcário.

O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorrem seu resfriamento e a sua solidificação.

O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.

Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados), os mármores são explorados através de cavas abertas ou cortes em taludes, pois não formam concentrações de matagões como os granitos.

Com grandes chances de acerto, a olho nu, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.

Primeira1 2Ultima

Redes Sociais

Nos acompanhe e curta na maior rede social.